• Saltar al contenido principal
  • Saltar a la barra lateral principal

Revista Vinculando

Revista sobre educación, psicología y ecología

  • Empieza aquí
  • Publicidad
  • Vacaciones 2022
  • Publicar

Cuentos: A fábula do águia e a galinha

Leonardo Boff - 5 Jun, 2007
Citar este artículo  

Era uma vez um camponês que foi ao bosque próximo a atrapar algum pássaro com o fim de tê-lo cativo em sua casa. Conseguiu atrapar um aguilucho. Colocou-o no galinheiro junto as galinhas. Cresceu como uma galinha.

Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Ao passar pelo jardim, diz o naturalista: "Esse pássaro que está aí, não é uma galinha. É um águia."

"De fato", disse o homem. "É um águia. Mas eu a criei como galinha. Já não é um águia. É uma galinha como as outras.

"Não, respondeu o naturalista". Ela é e será sempre um águia. Pois tem o coração de um águia. Este coração a fará um dia voar as alturas".

"Não, insistiu o camponês. Já se voltou galinha e jamais voará como águia".

Então, decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou ao águia, elevou-a muito alto e, desafiando-a, disse: "Já que de fato é um águia, já que tu pertences ao céu e não à terra, então, abre tuas asas e voa!"

O águia ficou, fixa sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente a seu redor. Viu à s galinhas lá abaixo, comendo grãos. E saltou junto a elas.

O camponês comentou. "Eu o disse, ela se transformou numa simples galinha".

"Não", insistiu de novo o naturalista, "É um águia". E um águia, sempre será um águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

Ao dia seguinte, o naturalista subiu com o águia ao teto da casa. Sussurrou-lhe: "Águia, já que tu é um águia, abre tuas asas e voa!".

Mas quando o águia viu lá abaixo à s galinhas mordisqueando o solo, saltou e foi parar junto a elas.

O camponês sorriu e voltou ao ônus: "Já lhe tinha dito, voltou-se galinha". "Não", respondeu firmemente o naturalista. "É águia e possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar por última vez. Amanhã a farei voar".

Ao dia seguinte, o naturalista e o camponês se levantaram muito cedo. Tomaram o águia, levaram-a até o alto de uma montanha. O sol estava saindo e dourava os bicos das montanhas.

O naturalista levantou o águia para o alto e lhe ordenou: "Águia, já que tu é um águia, já que tu pertences ao céu e não à terra, abre tuas asas e voa".

O águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse sua nova vida, mas não voou. Então, o naturalista a agarrou firmemente em direção ao sol, de sorte que seus olhos se pudessem encher de clareza e conseguir as dimensões do vasto horizonte.

Foi quando ela abriu suas potentes asas. Ergueu-se soberana sobre si mesma. E começou a voar para o alto e a voar cada vez mais à s alturas. Voou. E nunca mais voltou.

Povos de África (e de Brasil)! Fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Mas teve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E ainda pensamos que efetivamente somos galinhas. Mas somos águias.

Por isso, irmãos e irmãs, abram as asas e voem. Voem como as águias. Jamais se contentem com os grãos que lhes arrojem aos pés para mordisqueá-los.

Traducido do texto em espanhol

Datos para citar este artículo:

Leonardo Boff. (2007). Cuentos: A fábula do águia e a galinha. Revista Vinculando. https://vinculando.org/documentos/cuentos/a_fabula_do_aguia_e_a_galinha.html

Copiar

Te puede interesar

  • Cuentos: La fábula del águila y la gallina
  • Cuentos: El río
  • Cuentos: El león mata mirando

Ver más artículos en la categoría: Cuentos de Rubem Alves y otros autores

Interacciones con los lectores

Comentarios

  1. Mércia Maria dice

    16 Oct, 2008 a las 8:14 pm

    Ser galinha é quando nos afastamos da nossa essência perdendo nossa identidade e, nos contentamos com as imposições do meio. Ser águia é apesar dos riscos alçar cada vez mais alto os nossos vôos, acreditar em nós mesmos no rumo da inteireza de ser.

    Responder

Deja una respuesta Cancelar la respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Barra lateral principal

Vacaciones Ecológicas 2022

Sugerencias para tener unas Vacaciones ecológicas 2022

Artículos relacionados

Lo más visto

  • Vinculando la Educación
  • Vinculando la Psicología
  • Vinculando la Sociedad
  • Vinculando la Ecología
  • Vinculando la Alimentación
  • Vinculando a emprendedores
  • Vinculando la Salud

¿Qué estas buscando?

19 años Vinculando

Desde 2003 Revista Vinculando publica artículos de académicos e investigadores sobre Educación y Psicología.

Los investigadores que publican con nosotros son citados en publicaciones científicas de Todos los países de habla hispana. Gracias por tu visita.

Integrantes de estas instituciones nos han referido o han publicado en Revista Vinculando © Revista Vinculando 2003 - 2022. Revista especializada en Educación y Psicología.
Contacto · Mapa del sitio · Privacidad · Derechos de autor