Plantas medicinais usadas no Brasil

Algumas plantas e suas funções:

ALCACHOFRA – Artemisia alba: contém muito ferro e cálcio. Repõe os sais minerais do organismo. Usam-se as folhas da base da planta. O chá é tônico, diurético, preventivo e curativo das afecções do fígado, da bílis estômago, rins e bexiga. Útil nos casos de diabetes, colesterol elevado. Arteriosclerose, tireóide, hipertensão, asma afecções dos pulmões e doenças de pele. Evitar o chá na lactação.

ARRUDA – Ruta graveolens: a arruda contém propriedades tóxicas. Evitar na gravidez. É normalizadora do ciclo menstrual. Boa para dor de cabeça, dor de dente e de ouvido (amassar um galhinho com um pouco d’água, ou um chumaço de algodão junto ao ouvido ou no dente). Também para gases, incontinência da urina, fraqueza dos vasos sangüíneos, calmante e como antiinfecciosa. Para ressacas, embriaguês e indigestão.

Plantas medicinais do Brasil

ALECRIM – Rosmarinusofficinalis: toma-se o chá das folhas para clorose, inapetência, histeria, nervosismo, indigestão, tosses, bronquites e asma. Provoca suor, é depurativo do sangue, tônico para o coração e anti-reumático, é usado também para banhos de pele e do cabelo e para caspa.

BABOSA – Aloe vera: toma-se em jejum durante uma semana para males do fígado, icterícia, prisão de ventre, bílis e estômago. O sumo triturado com mel é usado para bronquites e certos tipos de câncer. O uso interno deve ser evitado para gestantes, por quem sofre dos ovários, bexiga, hemorróidas e rins. Usa-se o líquido externamente para reumatismo, varizes, hemorróidas , doenças da pele, tumores, queimaduras e para prevenir rugas e flacidez. Embeleza e fortalece o cabelo, evitando a queda e a caspa.

BARDANA – Arctium lappa: é depurativo e diurético. Serve para bronquite, cachumba, cálculos biliares e da bexiga, cólicas hepáticas, gastrite, pólipos. O chá da raiz é usado em intoxicações, afecções internas, afecções da pele, dermatoses, furúnculos. Lavar o couro cabeludo evita a queda e revitaliza os cabelos. Com a folha aquecida e banha se faz compressas para reumatismos, eczemas e feridas.

BOLDO Falso boldo – Coleeus barbatus: o chá das folhas é usado para problemas digestivos, do fígado, estômago, intestino e azia. Serve para curar a ressaca por excesso de bebida. Aplicado externamente também combate o reumatismo, a hidropsia e problemas de pele. Boldo-graudo – Vernonia condensata: o chá de uma ou duas folhas por xícara, em decocção ou infusão se usa para distúrbios do fígado, para bílis, vesícula, contra dores de cabeça e ressacas alcoólicas.

CAATINGA-DE-MULATA – Tanacetum vulgare: o chá é utilizado para perturbações digestivas, icterícia, inflamações nos olhos, dores de dente; é diurético, provoca menstruação. Não usar durante a gravidez. Útil para fazer banhos em problemas de reumatismo, erisipelas e para estancar o sangue. A flor é vermífuga.

CAPIM-LIMÃO – Cymbopogon citratus: o chá é usado como digestivo, para gases, reumatismo e dores nos músculos, como calmante, nas ansiedades, para baixar a febre e provocar suor. Abaixa a pressão!

CARQUEJA – Baccharis crispa: o chá das raízes é diurético, indicado para combater azias, males do fígado, sinusites, doenças da pele e venéreas.

CAVALINHA – Equisetum arvense: é rica em minerais. O seu chá fortalece o organismo todo, combate tuberculoses, hemorragias internas, problemas de bexiga, de incontinência urinária, de rins e úlceras gástricas. É cicatrizante, regenerando rapidamente os tecidos. Bom para próstata, osteoporose, perda de sangue no nariz, boca, e também para celulite.

CONFREI – Sinphytum officinale: usado internamente possui várias propriedades mas limita-se ao uso externo das folhas, sua inclusão em formulações de medicamentos é proibida no Brasil, necessitando ainda muitas pesquisas em seres humanos. Os rizomas secados ao sol são indicados para cicatrização de feridas e fraturas, para rachaduras na pele, nos seios, no ânus, para lavar feridas varicosas, úlceras, queimaduras, psoríase e outras inflamações.

QUEBRA-PEDRA – Phyllanthusnururi: as folhas em infusão, 3 xícaras ao dia, servem para eliminar cálculos renais, para problemas de inflamação dos rins, bexiga e fígado, vesícula, ácido úrico, amarelão (hepatite) e diabete. Podem ser usadas folhas e flores.

GENGIBRE – Zingiber officinalis: a raiz é usada em infusão para casos de gripe, resfriados, tosses, catarro, rouquidão, bronquite e afonia, para fraqueza do estômago, cólicas e gases presos. Também com a raiz faz-se compressas para dores reumáticas e nevralgias.

HORTELÃ – Mentha spp: digestão, gases, cólicas, náuseas, como calmante dos nervos, insônia, para bílis, amarelão e como expectorante. O sumo das folhas pode ser aplicado com algodão em nevralgias, dores de dente e de cabeça, picadas de insetos, e tomados durante vários dias com mel funciona como vermífugo.

LARANJEIRA – Citrus aurantiu: a flor da laranjeira em maceração tem função contra espasmos, nervosismo e insônia e com mel aplicada no rosto, funciona como antiinflamatória e bactericida, livrando a pele de impurezas. As folhas também são calmantes e combatem a insônia, febres, gripes e resfriados. O bagaço e a parte branca cura a prisão de ventre. Comer laranja em jejum estimula as funções do fígado e da bilis. Previne as doenças degenerativas por falta de vitamina C e ajuda na assimilação do cálcio.

MALVA – Malva parviflora: os vários tipos de malva, raiz e folhas, servem para qualquer tipo de infecção, de inflamação: boca, garganta, laringe faringe, olhos, ouvidos, estômago, úlceras, rins, bexiga, ovários, nervos, hemorróidas, para mau hálito, em picadas de insetos e como cicatrizante.

MANJERONA – Origanum majorana: as folhas trituradas com banha ou óleo, aplicadas em cataplasma na barriga das crianças, ajuda a expelir os gases e acalma as cólicas, aplicadas no nariz desprendem o catarro. O mesmo procedimento para dores reumáticas. Como tempero facilita a digestão, abre o apetite e evita gases e cólicas.

MIL-EM-RAMA, pronto-alívio – Achillea millefolium: usada tanto raiz como partes aéreas. Indicado em hemorragias internas e externas: uterinas, dos pulmões, de hemorróidas, feridas, úlceras queimaduras e varizes. É analgésica, para cólicas, dores de estômago, de dente e cãibras. É atiinflamatória, para bexiga, incontinência urinária, rins, intestinos, baixar a febre e abaixa a pressão!

PARIPAROBA – Piper dilatatum: o chá das folhas têm ação sobre o estômago, fígado, baço e pâncreas, úlceras, reumatismos e hemorróidas. Tem ação antiinflamatória e cicatrizante. Alivia crises de bronquite e asma. As folhas podem ser colocadas sobre feridas e tumores e a raiz nos casos de dor de dente.

PULMONÃ?RIA – Sthachys byzantina: uma colher de folhas frescas picadas, para uma xícara em infusão é remédio para asma, tosse e obstrução das vias respiratórias. Externamente cura feridas.

MILHO (cabelo de milho) – Zea mays: o cabelo do milho novo, fresco ou seco, em infusão purifica o sangue, sendo poderoso diurético, desinflama e combate infecções da vesícula dos rins e da bexiga, elimina o ácido úrico, dissolve areias e cálculos renais e diminui dores. Baixa a pressão! Secar ao sol e guardar dentro de um pote de vidro, bem tapado.

SALVIA – Salvia officinalis: além de tempero serve para o corpo e a mente. Usam-se as folhas e flores. Combate depressão, fraqueza, diabete, colesterol, males da menopausa, dificuldade de digestão, menstruação dolorosa, tosse e catarros; é estimulante, analgésica, antiinflamatória e tônica em geral. Clareia e limpa os dentes com as folhas, alivia o mau hálito, escurece os cabelos e provoca excesso de suor. Em gargarejo serve para aftas, gengivites, inflamação da garganta e laringite. Não aconselhável na lactação e gestação.

TANCHAGEM, Tansagem – Plantago major: usam-se as folhas, sementes e raiz. Ação antiinflamatória, cicatrizante, diurética, tônica e depurativa, indicada para limpeza das vias respiratórias (fumantes), gripes, como expectorante, diarréias, inflamações nos rins e estômago. Em gargarejos funciona como antibiótica, bactericida e antiinflamatória para a garganta, ouvidos, em casos de gengivite, piorréia, laringite, amigdalite, lavagem de feridas, tumores, doenças da pele, infecções nas partes genitais, dores no bico dos seios e inflamação dos olhos.

 

BIBLIOGRAFIA:

ERVAS & PLANTAS – A Medicina dos Simples. Pe. Ivacir J. Franco e Prof. Vilson L. Fontana. 6ª Edição Revisada e Ampliada, Erexim, RS, Editora Edelbra, 2001.

AS PLANTAS QUE CURAM – dicas de saúde/pesquisa, textos e revisão Irmãos Ribeiro – Erechim: São Cristóvão, 2001. 192p.; 11cm.

¿Te sirvió este artículo? Suscríbete aquí

Suscríbete gratis a nuestra revista.

 

Importante: Recuerda responder el correo de FeedBurner que te va a llegar en unos minutos para activar tu suscripción!

No te quedes fuera:

P.D. Tu suscripción es segura y puedes cancelarla en cualquier momento.

Comments

  1. Giselle dijo:

    Para que serve o hortelã nos cabelos e como usa-los.

  2. Prezada Giselle,
    Alem de consultar primeiro ao doutor da sua confiança, sugerimos que voce pouça ler o livro do Irmão Cirilo titulado “Plantas Medicinais. 9.420 Receitas Botânicas”. Ele inclui informação sobre a hortelã e outras plantas (como alecrim, alfazema, babosa ou suco de limão com cebola) a usar contra a queda do cabelo.
    Um abraço bem grande desde o México!

  3. Letí­cia Penna dijo:

    O chá de carqueja serve para emagrecer.Tem algum chá que emagrece queria muito saber alguns. Beijos e muito obrigada…

  4. Oi Letícia,
    Como voce seguramente sabe, emagrecer no fundo pode ser uma coisa que ajuda a sua saúde o pode machuca-la, dependendo de cada pessoa.
    Emagrecer, junto com a supervisao de um doutor, uma dieta sana e exercicio, é coisa boa para voce; emagrecer sem comer nem exercicio, so para ter uma apariencia de acordo com a moda e sem cuidar sua saúde e outra coisa.
    Neste sentido, sugerimos que voce pergunte ao seu doutor o melhor jeito de voce ficar no seu peso, cuidando sua saúde. Um abraço.

  5. Maria de Fatima dijo:

    Boa Noite!! Espero que esteja td bem com vocês.
    Gostaria muito de saber se existe alguma erva para aumentar os seios ou algum tratamento Caseiro. Tenho os seios pequenos queria aumentar sem silicone. Falaram que colocar silicone nos seios estao dando muita reijeiçao quanto nos seios como no gluteo. Falaram que silicone nos glúteos e o mais perigoso que os seios.

    Vou ficar aguardando sua resposta
    Abraços
    Maria de Fátima Monteiro

  6. jose nueto dijo:

    qual a planta que cura leoes na pele como espinho e descamação verrugas?

  7. viviane aguiar dijo:

    oi, tenho calculo renal e hidronefrose, e estou a procura de tratamentos medicinais usando as plantas. ja li varias receitas, mais quero uma que me cure em pouco tempo, se puderem me ajudar ficaria grata. obrigada.

  8. Oi Viviane, agora estou no Mexico e nao tenho manera de le ajudar direitamente. A experiencia que eu conheci com o uso de plantas medicinais foi no Espirito Santo, no povoado de Pedro Canario, especialmente no Centro Franco Rosetti, que é muito bom e serio. Si pode procura-lo ou outro lugar parecido, pode tentar com eles. Boa sorte :)

  9. Livia Figueredo dijo:

    Oi, tenho hidronefrose, e estou a procura de tratamentos medicinais usando as plantas. Obrigada!

  10. Oi Livia, a nossa revista é publicada na Cidade do Mexico, e nao tenmos mas informaçoes para voce. Mesmo assim, em 2005 conhecimos pessoalmente o trabalho muito serio de un centro de saúde comunitaria no estado de Espirito Santo, chamado o Centro Franco Rosseti. Se procura na internet, possivelmente pode lhe contatar e saber se elles conhecen opçoes perto da sua morada. Um abraço e boa sorte!

  11. Rosaura Mára dijo:

    Oi por favor me ajudem, tenho uma cachorrinha da raça Pincher que descobrimos há 1 mês que ela está cardíaca e vai ter que tomar remédio para o resto da vida dela, e logo após ela começou a fazer xixi aonde ela parar,e como ele foi ensinada só fazia no banheiro dela acho que ela está com incontinência urinária mas o veterinário disse que não pode dar mais remédios pra ela, que tem que esperar ela melhorar um pouco, mas ela fica dentro do apartamento e gostaria que me indicassem um chá que é bom pra isso, dai vou dar pra ela pois ela já tomou vários chá e gosta, aguardo ansiosa uma resposta… Rosaura

    • elizabeth takaoka dijo:

      ROSAURA rudo bem. Qto ao seu anilmazibnho procura encontrar cogumelo chines, ou encontraar que faca auto-hemoterapia nela, e cura na certa e vai ficar bela e saudavel. Procura no computador as duas sugestao, vai ficar feliz e sei que vai dar certo. Que tudo certo com a cahorrinha. Ate……

  12. danielli dijo:

    olá

    eu gostaria de saber se é possível encontrar aqui no brasil o remédio para curar figado que se chama apathacary

    um amigo dos estados unidos que me informou o nome, mas eu nao sei aonde encontrar essa erva aqui.

    obrigada

  13. Rafaella dijo:

    estou gravida e com a garganta inflamada sem pus qual erva eu poderia utilizar que nao prejudicasse a mim e ao bebe pois me encontro no 1º trimestre de gestacão, desdes ja agradeço!

    • Oi Rafaella,

      Nos ficamos com saudades do Brasil quando encontrar alguem que escreve como vc. O mais importante que podemos lhe dizer, é que o melhor é visitar ao seu medico, pois só ele vai oferecer ajuda boa para vc e seu bebe. Receba um grande abraco desde o Mexico!

  14. Spindologavara dijo:

    oi, qual é o efeito do capim – limão no cabelo?

  15. thais silva dijo:

    para que serva a planta aloe vera

  16. Denise dijo:

    olá… gostaria de saber para que serve folha de laranjeira???? bjossssss

  17. laizzy dijo:

    eu gostei!!!!!!!